Reciclagem e música: berimbau-de-lata

(foto e produção do instrumento: Luan Costa)

O Berimbau-de-lata é um instrumento tradicional do Nordeste Brasileiro. Tal instrumento foi inspiração para a criação do marimbau, instrumento usado pelo Quinteto Armorial. Ele é tocado com o auxilio de uma vareta de bambu e um vidro de remédio vazio, onde o som é produzido pela batida da vareta e o vidro deslizando pela corda, vc pode experimentar o uso de duas cordas de violão uma mais fina e outra mais grossa, e também ao invés de tocar com a vareta de bambu pode usar um arco de violino, fica um som muito diferente.
Materiais:
uma tabua de madeira de 700mm x110mmx20mm
dois tocos de madeira de 110mmx50mmx30mm
um arame de aço de 1 metro
pregos
Duas latas de leite em pó vazias
Dois pedaços de chapa de ferro medindo 7cmx4cm e 2mm de espessura
Dois parafuso de aproximadamente 40mm
Um vidro de remédio vazio
Uma vareta de bambu




Saiba mais sobre o marimbau:


O Marimbau é um dos instrumentos mais originais utilizados pelos músicos armoriais. Foi criado e recriado por um artesão nordestino, baseado em outro instrumento popular o berimbau. (SANTOS, 2009, p.177)
Oneyde Alvarenga dá muitos nomes ao instrumento: Urucungo, orucungo, gobo, bucumbumba, gunga, berimbau-de-barriga, marimbau, mutungo e em Belém do Pará, marimba. (SANTOS, 2009, p.177)
O instrumento usado pelo Quinteto Armorial foi criado por um artesão nordestino, João Batista de Lima a partir de um berimbau-de-lata. O marimbau armorial é feito de madeira e possui duas cordas, e é mantido horizontalmente apoiado nos joelhos. (SANTOS, 2009, p.178)
Segundo da Costa apud Santos(2009) o Marimbau é um instrumento brasileiro de origem africana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário